V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO DE PESCA
Santos - SP -  27 de agosto de 2010



Ficha catalográfica
Apresentação
Apoio
Comissão organizadora

Resumos

APRESENTAÇÂO

Foi com grande satisfação e interesse sempre renovado que o Instituto de Pesca realizou, nas dependências do Museu de Pesca, em Santos, a 5ª. edição de seu Seminário de Iniciação Científica (V SICIP), que complementou, para a turma de bolsistas 2009 – 2010, as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, mantido em parceria com o CNPq, e que, neste ano, aconteceu de forma conciliada com a II Encontro de Pós-graduandos do Instituto de Pesca (EpgIP).

O objetivo magno do Seminário foi iniciar a vivência e interação dos jovens envolvidos no processo de formação científica, sejam desta ou de outras instituições, em reuniões de especialistas, espaço apropriado para a exposição e discussão de informações e ideias científicas em desenvolvimento.

Deve-se salientar que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/IP) vem sendo muito bem sucedido em despertar o interesse e promover um engajamento sério e consistente de estudantes universitários em atividades de pesquisa. A ajuda de custo recebida pelos bolsistas propicia a muitos a possibilidade de dedicação integral às atividades de estudo e pesquisa.

As conferências de abertura realizadas no Evento sempre visam oferecer informações e princípios norteadores para os jovens pesquisadores, fortalecer a motivação e estimular a sua atuação responsável nesse competitivo mercado de trabalho. Seguindo essa linha, o V SICIP foi aberto com uma conferência do Dr. Luis Alberto Zavala-Camin, conceituado ictiologista, pesquisador científico e professor, abordando tema em que destacou a importância do estudo do conteúdo estomacal na pesquisa em pesca e aquicultura.

Comissão Organizadora do 5º SICIP




www.pesca.sp.gov.br